quarta-feira, outubro 22, 2008

Com um extenso currículo de participações em eventos nacionais e internacionais, o grupo de Pauliteiros da Cidade de Miranda do Douro continua a percorrer o País de lés a lés para divulgar a cultura mirandesa.

Em actuações em palco, animações de rua, representações históricas, arruadas ou performances criativas, os homens dos paus mostram as tradições das terras do Planalto.Trata-se de um grupo formado por jovens naturais de Miranda do Douro, ensaiados por Carlos Moreira e apoiados por Paulo Meirinhos, um homem da terra que procura preservar e divulgar a cultura local.Este grupo foi constituído com o objectivo de defender e expandir a cultura mirandesa, através da dança dos paus, que espelha o quotidiano das gerações mais antigas.

Em cada “llaço” os rapazes transmitem um espírito guerreiro ou recriam ofícios tradicionais que foram desaparecendo ao longo do tempo.Trajados a rigor, os pauliteiros dão ritmo às danças com o bater dos paus e dos pés, que pode ser mais ou menos intenso consoante as modas.

Do currículo do grupo faz parte a participação na Festa do Avante, no Lisboa em Festa, no Parada SIC, Serralves em Festa, bem como em romarias, festivais, feiras e exposições, em diversos pontos do País e no estrangeiro. A actuação em programas televisivos também integra o palmarés do agrupamento.

Além disso, também já tiveram performances com o cantor Roberto Leal e com a artista norte-americana Maria Normand. Para continuarem a divulgar a cultura das terras de Miranda, os pauliteiros estão abertos a propostas para actuarem em Portugal e no estrangeiro.

Sem comentários: